Gonçalves e São Francisco Xavier com cachorro!

Viajar com cachorro pode ser uma delícia! É preciso um pouco de planejamento mas vale cada minuto. Só de ver a alegria de um cachorro no apartamento de São Paulo quando corre livre no meio da natureza faz valer cada ‘percalço’ que você pode ter pelo caminho.

Meus lugares preferidos para ir com o Max são as cidades de serra. O clima, a temperatura mais amena, a qualidade do ar e as trilhas e cachoeiras são grandes atrativos para mim.

Gonçalves:

Centro da cidade de Gonçalves

Gonçalves é uma cidade pequenininha encravada na serra da Mantiqueira, no maravilhoso sul de Minas.

Perto de Campos do Jordão, seu centro é bem menor que o da vizinha famosa. Ela mantem mais o charme de cidade do interior com a praça e a igreja e as lojinhas ao redor.

Eu aluguei uma casa no Airbnb no bairro Terra Fria em outubro de 2020 e não podia ter sido melhor! A gente deu sorte de ir em uma época que não estava nem muito frio, nem muito calor, sabe? O clima estava agradável e o ar puro da montanha estava uma delícia.

Como fui já na pandemia, não tinha muitas opções de restaurantes e lazer, então a gente acabou aproveitando só as atividades ao ar livre mesmo como trilhas e cachoeiras.

trilhas:

Uma trilha que fiz com o Max foi a da Pedra do Forno, que apesar de não ter uma cachoeira pelo caminho, tem uma vista linda do topo e os cachorros são bem recebido pelos donos da propriedade onde a trilha começa. É uma trilha de subida o tempo todo mas não é difícil e leva em torno de 1 hora para chegar no topo. Vale a pena.

onde comer com cachorro:

Mas o que me impressionou em Gonçalves foi que no centro da cidade não tem muitas opções de restaurantes pet friendly. A gente não pode ficar nem nas varandas. E, infelizmente, algumas opções que eu sabia que podia ir com cachorro, estavam fechadas por causa da pandemia.

Cachoeira no Sebastian Bar

Então almoçamos no Sebastian Bar, restaurante já fora do centro da cidade. Ele fica no caminho para a casa que alugamos (Estrada São Sebastião das Três Orelhas) e foi uma boa surpresa. A comida é boa, a varanda tem uma vista muito bonita e descendo pela propriedade tem uma pequena cachoeira que os clientes podem usufruir. A descida é íngreme mas é curta e bem mantida.

Outro restaurante que consegui ir com o Max foi o Vida Verde, da pousada de mesmo nome, também na estrada que leva até o bairro Terra Fria em que ficamos. Tomamos um café da manhã bem gostoso e a equipe rapidamente se ofereceu para colocar uma mesa ao ar livre para que pudéssemos ficar à vontade com o cachorro.

São Francisco Xavier:

O maior contraste entre São Francisco Xavier e Gonçalves foi que Max foi bem recebido em todos os restaurantes que fui! Pude ficar com ele dentro do salão e não só em calçadas e varandas como é normal aqui em São Paulo.

Comemos, e eu indico demais, no Villa K2, que tem petiscos, peixes, carnes e massas excelentes. Também fomos no Bem-te-vi Street Bar que tem uma comida de boteco e um ambiente mais casual e o Trutas Mariser para quem gosta de trutas porque é só o que eles servem.

SFX pertence ao município de São José dos Campos, estado de São Paulo. Aparentemente um pouco maior que Gonçalves, tem um centro bem bonitinho de cidade de interior.

onde comer com cachorro:

trilhas:

Em contraste com essa boa recepção no centro de SFX, nos ambientes naturais como trilhas e cachoeiras, eu encontrei resistência e regras a presença do cachorro. A trilha da Reserva Santa Bárbara, que fizemos (e tem video no Youtube!), por exemplo, primeiro me foi dito que ele não poderia ir… depois que ele teria que ir na guia. Como estava vazio, deixei o Max solto mesmo (não faça o que eu faço!) e não tivemos problemas.

Os atrativos parecem estar todos dentro de propriedades particulares e além de ter que pagar uma taxa de visitação (não vejo problema em pagar mas…) me foi informado que os cachorros teriam que ser mantidos o tempo todo na guia. E em outros lugares é até mesmo proibido a circulação com cães. Nunca tinha tido tanto problema para andar com o Max no mato!

E isso me surpreendeu muito.

Mas o clima da cidade é agradável e vale o passeio. Só é preciso ficar atento antes para montar o roteiro direitinho de onde o cachorro pode e não pode ir.

Entre as duas cidades, Gonçalves ainda é minha preferida e espero poder voltar sem estar trabalhando e já sem restrições da pandemia para poder andar para todo lado com liberdade.